SAOM

Quem Somos

História

O SAOM, fundado em 1976 pelo Dr. João Rebello de Carvalho, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede no Porto. Ao longo dos anos, tem desempenhado um papel crucial no apoio a idosos e na reintegração social de pessoas em situações de vulnerabilidade, como sem-abrigo e toxicodependentes. A instituição combate o isolamento social e a exclusão, oferecendo serviços como o Centro de Dia e o Apoio Domiciliário.

Além disso, o SAOM promove projetos de economia social, como o restaurante Torreão e a mercearia social Português de Gema. Também mantém parcerias com o SICAD para apoiar populações desfavorecidas através de equipas especializadas, como o projeto “Aqui e Agora” e “Conta’to,” no âmbito da Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Um dos principais focos é a educação para a saúde, especialmente a redução de mortes por overdose, em colaboração com o Programa de Consumo Vigiado do Município do Porto, gerido pelo Consórcio Um Porto Seguro.

No SAOM, acreditamos no poder da ação coletiva
para promover mudanças significativas.

Missão

Responder de forma eficaz às necessidades sociais e económicas da comunidade, promovendo iniciativas que beneficiem as pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis ao isolamento e exclusão social. Desenvolver uma intervenção multidisciplinar e integrada, centrada no indivíduo e no seu bem-estar, com o objetivo de proporcionar soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e à exclusão social.

Visão

Ser uma instituição inovadora e empreendedora, reconhecida pela sua integração na comunidade e pela prestação de serviços de excelência nas diversas áreas de intervenção. Promover a autossustentabilidade, garantindo respostas eficazes e duradouras às necessidades sociais e económicas, com um impacto positivo na vida das pessoas.

Valores

Solidariedade

É o propósito da nossa existência, a razão do nosso trabalho, presente em tudo o que produzimos.

Responsabilidade

Decidir e atuar em conformidade com a missão, visão e valores. A responsabilidade diz respeito a todos, sendo inerente às funções de cada um, num contexto de trabalho em equipa.

Afetividade

Aproximar as pessoas e proporcionar-lhes experiências positivas.

Oportunidade

Garantir a todos os utentes as mesmas oportunidades, compreendendo as diferentes necessidades, capacidades e perfil de funcionalidade de cada indivíduo.

Qualificar

Dotar todos os utentes de recursos escolares, profissionais, sociais, culturais e simbólicos.

Inovação

Refletir, transformar, e concretizar projetos e/ou intervenções inovadores de forma a dar-lhes uma resposta eficaz.