04 Março 2013, segunda-feira .
A CasaA peça intitulada "Vidas de Esperança" é um entreabrir do trabalho efetuado pelo SAOM ao longo dos últimos 6 anos e apresenta o processo de um dos seus formandos do 3º curso de Empregada/o de Mesa.
Pequeno apontamento da responsabilidade do jornalista da RTP, Rui Sá, é contado na primeira pessoa, ao longo das ruas do Centro Histórico que ligam o SAOM ao Carris Hotel Porto-Ribeira onde Brandão trabalha desde que aí efetuou o estágio.
Link permanente
29 Novembro 2012, quinta-feira .
A Casa“Como a cidade, como o templo, a casa está no centro do mundo, é a imagem do universo.”
(Chevalier, Gheerbrant, Dictionnaire des symboles, ed. Robert Laffont, 1969)
Assim é a casa onde trabalhamos, um lugar de inícios, de reinícios, a casa de chegada e de partida, um lugar de transformação.
O corpo de trabalho aqui apresentado teve como ponto de referência o edifício que albergou o antigo Clube dos Ingleses e que alberga hoje o SAOM, uma IPSS que tem como principal objectivo o apoio a idosos e à população em risco de exclusão social.
Além do excepcional património arquitectónico que caracteriza esta casa, o património humano que a habita é de uma infinita riqueza, em histórias, em experiências de vida.
As fotografias aqui apresentadas foram realizadas pelos formandos do curso de Fotografia do SAOM, desenvolvido no âmbito do projecto “Dar Sentido à Vida”, apoiado pela medida 6.1 do POPH - Formação para a Inclusão, levado a cabo nesta instituição e pretendem constituir múltiplas perspectivas sobre esse mesmo património.
Estas imagens são também, em muitos casos, novos olhares sobre o mundo envolvente, sobre a vida.
São novos fôlegos, são o reflexo de uma enorme vontade de recomeçar.
Link permanente
15 Novembro 2012, quinta-feira .
A Casa Em cada artéria da cidade do Porto, um músico da orquestra "Som da Rua".
Dezenas de sem-abrigo juntaram-se ao longo de vários meses em nome de um sonho: cantar contra a solidão no palco da Casa da Música.
De porta aberta ao que a alma de cada um dos protagonistas ditava, vários rostos, muitas histórias contadas na primeira pessoa: a droga, a violência, a discriminação, a fome e a solidão acabaram silenciadas pela música dos que acreditaram até ao último dia. As lágrimas e os aplausos inundaram a casa de todas as músicas.
Link permanente
15 Novembro 2012, quinta-feira .
A CasaLink permanente